Monday, April 11, 2011

Cabo Verde: O País Strip Tease (2)

Está nas ruas da capital um painel publicitário enorme com o slogan "Cabo Verde: Nação Vencedora". Concordo com a afirmação, mas metendo-me na pele de um achólogo, acho que, também, deveria haver uma outra a dizer "Cabo Verde: Nação Strip Tease".

Se há lugar onde o strip tease faz escola é nas chamadas Universidades e Institutos Superiores nacionais. Um gajo vai lá e apanha uma tesão daquelas. Stripteasismo académico é o que encontramos lá. Prova disso é a afirmação do premier que o próximo passo é investir na universidade à distância. Pois, os descendentes do crioulo nos quatro cantos do mundo irão se inscrever nos cursos de licenciatura, mestrados e doutoramentos nas nossas universidades por amor à pátria, que nem muitos dos senhores doutorzinhos que ocupam altos cargos públicos e privados com cursos tirados nas ditas universidades abertas (abertas que nem as putas). Os excluídos dos lugares mais afastados vão-se info-incluir e tirar o canudo sem sair de casa, enquanto cultivam a terrinha e tomam conta das vaquinhas. Vai sonhando... com a Neveslândia.

O governo descobriu uma nova forma de explorar os recém-licenciados. Programa estágio. O governo entra com 25 mil escudos e a empresa empregadora só terá a obrigação de pagar mais 5 mil escudos. Cagando para o salário oficial estipulado para os licenciados (melhor do que ficar na esquina, dizem muitos). No palco do strip tease nacional, a TCV (estou farto de ver a cara do reverendo e da Janira na telinha), em momentos de campanha antecipada, os senhores do poleiro com mil e mais uma palavra bonita a apresentar a medida política do partido da esquerda (da terceira via diria Rony Moreira) para reduzir o desemprego (quanto à nova taxa do desemprego só digo que o homem forte do INE deveria ser preso e chicoteado). Diria eu, para aumentar o não emprego. Mas eles lá sabem, que eu sou apenas mais um achólogo...

P.S. Se quiserem show a sério, mais vale fazer como a malta do FeedBack e pedir ao senhor do CV Mix que inclua o minuto punk no seu programa. Talvez assim possam contemplar momentos frenéticos com a música Anarchy In The UK dos Sex Pistols (aqui) ou então contentam-se com isto.

(Imagem pirateada na net)

No comments:

Post a Comment