Saturday, November 12, 2011

Citações

"...temos quatro aeroportos internacionais. Não é todo o país que tem o luxo de dizer que tem quatro aeroportos internacionais." (Carlos Ferreira, Director Geral do Turismo ontem num programa qualquer da TCV sobre dinheiro)

A sério? Não sabia. Fosse eu, seria do tipo: não é todo o país que tem o luxo de dizer que tem supostas auto-estradas para vacas e afins. Um excelente cenário para turistas tirarem fotografias. E a vida continua...

(Na imagem: um puto suíço depois da derrota da sua selecção com a Ucrânia em 2006. Coitado dos espanhóis)

Outras perspectivas...

Daniel Estulin, wikileaks e Assange... (aqui)

Estado da capital...

Sou a favor da reorganização da Cidade da Praia em geral e do Plateau em particular. Acho que as rabidantes não deveriam estar a vender nos passeios e que os lavadores de carros não deveriam lavá-los da forma e nos locais que o fazem. Contudo, estou contra a forma como a CMP tem tratado estes fenómenos. Primeiro arranjem projectos sociais que sirvam como alternativas a este segmento da população antes de enviarem bulldogs esfomeados e mal educados (que deveriam ter uma disciplina de boas maneiras e relações humanas na sua formação antes de virem para a rua ladrar e morder) para as ruas transvestidos de Guarda Municipal. Sou a favor desta nova polícia, mas reconheço que precisavam de mais horas no banco da escola. Continuem a contribuir para a delinquência com acções desadequadas e verão o que o futuro nos reserva. Vocês lá sabem... ma keli go e ka suluson.

Friday, November 11, 2011

São dias de feira... na cidade mãe

Feira de Turismo na cidade mãe. Interessante. O nome. Porque a coisa é uma vergonha. Fiquei curioso em lá ir quando ouvi o Director Carlos Ferreira (que não percebe nada do poleiro onde o colocaram, por amor à terra) a promover a feira na TCV. Se é na mão dessa gente que se espera o salto p'ra frente no nosso turismo, tramados estamos. É melhor esperar dois passos p'ra trás. Ou são pouco criativos (também eu não faria melhor) ou não passam de burros. Pelo menos eu já o sou...

A tal praça das ilhas prefiro nem comentar... convido-vos a lá ir tirar as próprias conclusões. Mas lá está... é o primeiro dia e ainda falta pôr algumas coisas no lugar. É preciso dar tempo às senhoras das barracas das ilhas.

Falando das barracas da STRELA, os seus inquilinos não passaram por nenhum tipo de concurso, nem sequer dos famosos short lists. O critério foi ser amigo de alguém na organização. Resultado: uma porra.

Lá dentro? Da tenda branca? No comment. Contudo, esperava ver stands com a arte de Porto Madeira ou da Rabelart, mas o governo prefere stripteasar com os panos-de-terra colados nos vestuários europe style. O país é híbrido. Entende-se.

Folclorizar a nossa cultura. Como de cultura nada percebo, deixo isso para os críticos e pseudos-curadores de caricacá que pululam por estas ilhas maravilhosas. Se calhar um desses dias acordo e penso para mim que, se calhar, já é hora de me auto-intitular artista. De caricacá, diga-se de passagem.

Quanto ao turismo... somos tão amadores. Atenção: os que estão lá, no poleiro, os camaradinhas, porque conheço muitos outros - camaradas, rabentolas e sem filiação narcótica partidária - que fariam bem melhor, mas não possuem... digamos... capital social para lá estar.

My Playlist (63) Bad Manners

Ver vídeo Skaville UK aqui e Lorraine ao vivo aqui. Info aqui.

Thursday, November 10, 2011

Estado do Bairrismo/Racismo em CV

Capitalism: A Love Story

Podem dizer que o homem é um radical, um tendencioso e até mesmo um comunista, mas, a verdade, é que Michael Moore sabe muito bem mostrar o real USA. Nesta sua última obra (2009), com o seu estilo inconfundível, retrata as consequências nefastas que as corporações financeiras trouxeram à vida quotidiana norte-americana e mostra como o capitalismo capturou a democracia. Ver trailer aqui.

O País da Comédia

Este país é mesmo uma comédia. Os intelectuais prostitutos e demais arruaceiros fazem dos panfletos denominados jornais espaços de masturbação mental e alguns jornalistas quase equiparados a licenciados (e alguns licenciados) da comunicação social crioula exibem incompetência exacerbada. Ainda hei-de ver um dia, jornais e televisões de competência razoável nas ilhas. E jornalistas que saibam entrevistar. Ou melhor, que saibam dar conta do recado quando colocados no meio da selva. Mas a culpa é do sistema...

Afinal a identificação que a agência de informação do Lívio fazia aos ditos thugs nada tinha a ver com a suposta reunião de Estado com os desafiliados que optaram pela carreira delinquente, visto que, os sacanas foram presos e apresentados ao tribunal da Praia. Bem ao estilo caboverdeano, dos 33 apresentados ao meritíssimo Juiz, tidos como muito perigosos, só 2 ou 3 ganharam férias no Hotel São Martinho. Os restantes (que devem ter prometido receber com muita festa o reverendo no seu safari à thuglândia) voltaram à actividade e, mais uma vez, o decreto-legislativo nº2/2006 fica na gaveta. Estou convencido que este é o país paraíso para os criminosos. É só ir ao parlamento, ao governo, aos partidos políticos, às empresas, à esquina, ao Café Sofia, enfim, a qualquer sítio. Sem falar dos reprodutores da poligamia informal que continuam em actividade. Pudera. Nem 100 Hotéis São Martinho suportavam tantos criminosos. E a vida continua…

(Na imagem: Sacha Baron Cohen representando Borat)

Metaforicamente, nestes dias sinto-me assim...

(Performance do actor Paulo Vilhena no filme "O Magnata". Músicas escritas por Chorão dos Charlie Brown Jr. O filme também)

Na política (não) vale tudo...

Perigoso é o populismo, incitação ao ódio bairrista e a irresponsabilidade política do Silveira. Isto depois de afirmar num fórum sobre a violência promovido pelo Neves que a raiz da violência em Cabo Verde se encontra na ilha de Santiago (contra o outro) e Fogo (contra o próprio), numa clara regionalização da violência, diferenciando os mais violentos dos mais civilizados. Muito perigoso...

Wednesday, November 9, 2011

Johnny Mad Dog

Daqueles filmes ultra-realistas baseado na realidade do pelotão de crianças (traficantes da morte - unidade jovem) usado em várias guerras tribais continente adentro. Johnny Mad Dog, líder de uma dessas facções juvenis usada na guerra civil liberiana, capaz de reduzir os nossos auto-proclamados thugs em brinquedos Toys 'R' Us.

Dedicado aos nossos políticos

Kaya, LBC e Chullage: Amilcar Cabral

Monday, November 7, 2011

South Africa 2010 (4)

Para mim o melhor jogo do mundial até agora foi EUA vs. Argélia, mas suspeito que por culpa do Bush os sobrinhos do tio Sam estão a ser perseguidos pela arbitragem. Como diz o Vitocas (comentador do programa do Benvindo Neves), no jogo dos oitavos Obama terá dificuldades em tomar partido. Confesso que não sabia que a costela africana do homem grande da Casa Branca morava no Gana. Mas o preto da Casa Branca tem mais o que pensar depois de exonerar o general "rebelde" Stanley McChrystal do comando das tropas no Afeganistão.

Portugal goleou a Correia do Norte e parece que já venceu o mundial. Viva Queiroz. De persona non grata a herói nacional (não sei se de Moçambique também).

A má prestação da França torna-se questão política no país das revoluções e aposto que Le Pen e companhia irão culpabilizar os pretos... c'est domage.

(Na imagem: Landon Donovan, o herói americano, depois do golo frente a Argélia. Foto AFP)

And the winner of debate Zema's/Veiga is...

o apagão moderno PDM (considerações M.P.C.V.)

Saturday, November 5, 2011

La Pa Sidadi Velha

Há uns anos alguém responsável, por amor à terra, desapropriou o Bar Pelourinho situado na cidade mãe a um casal caboverdeano. Achou, sabe-se lá porquê, que a coisa ficaria melhor nas mãos de um espanhol. O casal protestou, levou o caso ao tribunal e ganhou. Volvidos 5 anos, ainda não receberam de volta o que lhes é devido.

Agora o protesto está estampado na entrada do referido bar para turista ver. Depois dizem que vivemos num país justo, igualitário, de direito democrático e afins.

Dedicado a El Pibe (50 anos)... i nha manu Hjalmar


Mano Negra: Santa Maradona

My Playlist (40) Gilberto Gil

Ouvir De Ouro E Marfim aqui e info aqui.

Manif Anti-Nato

De 19 a 21 de Novembro em Lisboa decorre uma contra-cimeira organizada pela Plataforma Anti-Guerra Anti-NATO (PAGAN). As actividades subversivas começam segunda-feira, 15, e a manifestação está marcada para sábado, 20, no Marquês de Pombal. Notícia aqui e info sobre o movimento aqui.

Friday, November 4, 2011

Estado da Nação (1)

Assistir ao debate sobre o estado da nação (na TCV) é um convite à integração no partido da abstenção. Dá a ideia que somos representados por um bando de palermas (dos dois lados) sem um mínimo conhecimento do país real...

(Na imagem: revolução das velas de Dudú Rodrigues)

Estado da Nação (4)

Os clientes da televisão por assinatura CVXTV (Xinuoli) estão descontentes com a perda de qualidade do serviço prestado e ameaçam boicotar os serviços da empresa chinesa. Segundo o autor do manifesto de descontentamento ir à ANAC não é solução. Complemento eu, nem à Direcção Geral da Comunicação Social. Estas duas agências estatais, pagos por nós, poderiam ser erradicadas que não fariam qualquer falta. Por acaso, assiste no jornal das 23 horas da TCV o gajo da ANAC dizer que as televisões por assinatura não são populares por culpa das parabólicas das Câmaras Municipais. Discordo. Não são populares porque não prestam e o serviço é deficiente. O caso dos chineses. Começaram bem, muito futebol (que é o que a malta gosta) e canais interessantes. Subiram o preço do serviço e a qualidade caiu. Tiraram, por exemplo, o AXN e no seu lugar não colocaram nada de jeito. Canais educativos desapareceram. Os canais infantis e de desporto, antes em inglês foram substituídos por canais árabes. Mudam constantemente de canais sem avisar antes aos clientes. Tenho para mim que o sinal captado por esta empresa é pirata, mas como os senhores das agências supracitadas não passam de preguiçosos e incompetentes, a coisa passa na maior.

Uma outra empresa pública que poderia ser erradicada é a nossa estimada ELECTRA. E se os clientes em vez de protestos verbais passassem à acção directa e boicotassem o pagamento deste mês... o mais grave que poderia acontecer seria a ELECTRA aplicar o castigo costumeiro, ou seja, cortar a luz. É o país da comédia de Zema e seus carneirinhos. Sem recursos e sem problemas. Vê-se...

(Na imagem: sentimentu akorentadu de Dudú Rodrigues)

In Memorian



Meu antigo professor de Epistemologia das Ciências Sociais e Introdução ao Mundo Contemporâneo. Aqui um dos seus últimos textos publicados. As lembranças são a do homem resistente às novas tecnologias preferindo a velha máquina de escrever sem acento, o uso das histórias do Tarzan para explicar a (não) adaptação de certos indivíduos ao mundo ocidental contemporâneo e a teoria das mulheres com andar de galinha pós-invenção industrial dos saltos altos.

(Foto sacada no Arco da Velha)

Thursday, November 3, 2011

Falou e disse... mas não disse tudo

Muita gente critica mas não sabe que no que a cultura diz respeito, a nível institucional governativo, este é o senhor comandante chefe. Também concordo que se retrocedeu na cultura em Cabo Verde, mas, não porque o Veiga caiu (a cultura saiu da posição periférica nos anos 90 com Delgado para lá voltar agora e, em vez de centrar o discurso na cosmética despido de argumentos, o outro Veiga, o Dom Corleone, deveria explorar isso). Veiga pagou caro a expectativa que se depositou nele no que toca à oficialização da língua caboverdiana e de certeza não foi o pior ministro de cultura que o país já teve (é só fazer uma análise diacrónica séria para ver isso). Foi vítima do sistema (entende-se sistema como os interesses politico-partidários, lutas para conservação de poder dentro do campo cultural estatal e burocratização exacerbada existente dentro do ministério e suas dependências) e não soube aproveitar os inputs deixados pelo Comité da Cultura da Praia e do Mindelo e alguns Municípios.

(Foto: Hélio Gomes. Mais aqui)

6 notas "inisemanais"

1 - Gostei deste post etnográfico do Emílio Rodrigues e diria que seria surreal se não fosse o dia-a-dia da companhia. A atitude do senhor ministro e possível candidato às presidenciais é prova da preocupação que os nossos políticos tem para connosco.

2 - Estou extasiado com as novas 17 cidades e antes de ontem com muito orgulho acabei por passar no percurso Praia/Assomada em 3 cidades dignas de qualquer país PDM, com parceria especial com a UE e membro da OMC. Foram elas: cidade de São Domingos, cidade dos Orgãos (João Teves) e cidade dos Picos (Achada Igreja). Estou a preparar visitas a mais 4 magníficas cidades da ilha maior: cidade da Ribeira Grande de Santiago, cidade da Pedra Badejo, cidade da Calheta e cidade do Tarrafal. De facto este país é viável... e tudo por amor à terra. No PAICV os novos citadinos votarão em 2011 com certeza.

3 - Tornou-se a violência juvenil num problema político, criou-se o ministério da mininada, fez-se o fórum da palhaçada e demais colóquios e seminários, o premier fez o suposto encontro com uns auto-proclamados thugs mansinhos, os cronistas da praça entraram em acção, venderam-se muitos jornais, mas continua-se a matar nos funcos da capital. É preciso morrer mais jovens do sobrado para que se crie políticas públicas a sério.

4 - Francisco Tavares, PR da Câmara Municipal de Santa Catarina, disse há dias que iria criar o circuito dos badios ou qualquer coisa do tipo. Recentemente lembraram-me que os praienses de gema rejeitam esse termo (pejorativo e agora naturalizado) porque para eles badios são aqueles que vieram do interior, depois dos seus antepassados terem fugido da Cidade Velha para as montanhas. Para a cidade da Praia, defendem eles, vieram gente civilizada filhos dos senhores da terra (brancos da terra). Confuso fiquei quando descobri que o Carreira escreveu algures no passado, falando de Santo Antão, das gentes "vadias" que só roubavam animais e comida. De certo não se referia aos santiaguenses muito menos aos nigerianos. Ai nós e o racismo... que muita boa gente letrada continua a achar que não existe.

5 - Mais uma vez Israel prepara-se para a guerra e os inimigos são os mesmos, ou seja, o Irão, a Síria, o Hamas e a Fatah. Turquia? Sei lá... deixo a política internacional para quem sabe e a indignação do ataque ao Mavi Marmara aos mais indignados. Só me resta teclar "Palestina vencerá".

6 - O mundial da África do Sul está prestes a começar e os residentes dos bairros de lata de Joanesburgo ameaçam com uma revolução. Agora percebo a alerta terrorista dos norte-americanos. Os terroristas devem ser os camarões do District 9.

Wednesday, November 2, 2011

Considerações... (no dia das eleições)

Há muito tinha decidido não votar nesta eleição. Confesso que depois de ouvir e assistir as algumas trafulhices e as intimidações dos amarelos nalguns bairros (tiros e ameaças) pensei em ir dar um voto aos verdes, mas a investigação suburbana dominical reteve-me pela periferia. Menos um voto para o Mesti Muda. Talvez venho me arrepender... mas a coisa não está fácil em alguns bairros da capital. Em alguns sítios, assemelha-se ao Norte de África com a polícia de choque na intimidação e alguns jovens milícias bem identificados em acção. A malta está armada. Contudo, o que conta é a contagem das urnas e qualquer que seja o vitorioso, a minha posição anti-situação será a mesma. Entretanto, como acho que os amarelos irão vencer a coisa, muitas promessas eleitorais (principalmente as mais impossíveis de realizar ditas em emoção para enganar tolos) irão ser aqui cobradas. Curioso estou para ver que cargos serão entregues aos criminosos (aqueles impunes à lei do branqueamento de capitais).

Quer-me parecer, que tanto o Neves como o Veiga, não têm qualquer interesse no cargo de Primeiro-Ministro. O objectivo é a presidência. Quem ganhar nomeará um Governo-Chefe e candidata às presidenciais. Poderei até estar enganado, mas é o que eu penso... para os dois líderes, esta eleição é mais um teste "umbigal" do que um amor-romântico ao país. Sejamos sinceros, Veiga já politicamente velho, com um bom currículo, a presidência aparece como reforma de sonho. Neves, jovem e popular, sobretudo entre as fêmeas, a presidência aparece como reforma antecipada. Capital económico o gajo já tem, apesar do salário não milionário do cargo ocupado nos últimos dez anos. No entanto, se quiser ainda ser o premier, duvido que ficará no poleiro ministral mais cinco anos, acabando por sair e nomear alguém... só espero que a escolha venha a recair sobre um não criminoso...