Sunday, December 11, 2011

Al Qaeda, Cabo Verde, Religião e Paranóia

Lembro de ter lido no Jornal A Semana que Cabo Verde tinha acordado para o fundamentalismo islâmico, isto depois, do reverendo ter reunido com o recém criado Conselho Nacional de Segurança. É que o Don Arlindo Furtado ficou muito preocupado com as afirmações do Íman Ahmadou Neca Thiam à saída do encontro com o vovô Pires, de que com a ajuda da Arábia Saudita, pretende construir 15 mesquitas nas ilhas.

Que perigo!!! É que de repente, não obstante os 550 anos de domesticação, a Igreja Católica sente-se a perder terreno devido à sua teimosia e, obviamente, a entrada de mais uma empresa na bolsa da fé, é vista como uma ameaça que se têm de travar a todo o custo. E a culpa é dos imigrantes da costa africana. Foram os culpados da democratização das drogas nos anos 90, do assalto às calçadas do Plateau para venda nessa mesma década, e como fica complicado associá-los ao movimento thugétnico, porque não associá-los ao Bin Laden?

Não é que duas semanas depois, nesse mesmo jornal, a manchete é: PN prende alegado seguidor de Bin Laden. Convém salientar que o suposto terrorista foi xibado pelos próprios conterrâneos (nigerianos). Esta notícia é que mete medo. Não pelo facto de se prender um pretenso jihadista, mas, devido às consequências nefastas que isso poderá trazer a uma persona non grata pertencente a um grupo social determinado (não quero dizer que seja este o caso) e o desencadear da xenofobia e de um segundo processo de estigmatização. Quanto a isso, basta ler alguns comentários aqui.

No entanto, nenhum boss da terra pertencente à suposta elite de qualquer coisa foi ainda, alegadamente, preso por associação ao narcotráfico, corrupção, roubo ou aproveitamento ilícito da coisa pública. Pois, são todos bons rapazes no tal sítio pacato, não violento, da morabeza, frutos da marca deixada pelo cristianismo.

P.S. E a segurança interna? Ah... a solução foi PM e a junção patética BIC/BAC. Segundo o senhor ministro Lopes, essas medidas garantem a erradicação dos thugs, da delinquência juvenil e da criminalidade do país. Vai sonhando excelência...

(Na imagem: inquisição)

No comments:

Post a Comment