Thursday, November 3, 2011

6 notas "inisemanais"

1 - Gostei deste post etnográfico do Emílio Rodrigues e diria que seria surreal se não fosse o dia-a-dia da companhia. A atitude do senhor ministro e possível candidato às presidenciais é prova da preocupação que os nossos políticos tem para connosco.

2 - Estou extasiado com as novas 17 cidades e antes de ontem com muito orgulho acabei por passar no percurso Praia/Assomada em 3 cidades dignas de qualquer país PDM, com parceria especial com a UE e membro da OMC. Foram elas: cidade de São Domingos, cidade dos Orgãos (João Teves) e cidade dos Picos (Achada Igreja). Estou a preparar visitas a mais 4 magníficas cidades da ilha maior: cidade da Ribeira Grande de Santiago, cidade da Pedra Badejo, cidade da Calheta e cidade do Tarrafal. De facto este país é viável... e tudo por amor à terra. No PAICV os novos citadinos votarão em 2011 com certeza.

3 - Tornou-se a violência juvenil num problema político, criou-se o ministério da mininada, fez-se o fórum da palhaçada e demais colóquios e seminários, o premier fez o suposto encontro com uns auto-proclamados thugs mansinhos, os cronistas da praça entraram em acção, venderam-se muitos jornais, mas continua-se a matar nos funcos da capital. É preciso morrer mais jovens do sobrado para que se crie políticas públicas a sério.

4 - Francisco Tavares, PR da Câmara Municipal de Santa Catarina, disse há dias que iria criar o circuito dos badios ou qualquer coisa do tipo. Recentemente lembraram-me que os praienses de gema rejeitam esse termo (pejorativo e agora naturalizado) porque para eles badios são aqueles que vieram do interior, depois dos seus antepassados terem fugido da Cidade Velha para as montanhas. Para a cidade da Praia, defendem eles, vieram gente civilizada filhos dos senhores da terra (brancos da terra). Confuso fiquei quando descobri que o Carreira escreveu algures no passado, falando de Santo Antão, das gentes "vadias" que só roubavam animais e comida. De certo não se referia aos santiaguenses muito menos aos nigerianos. Ai nós e o racismo... que muita boa gente letrada continua a achar que não existe.

5 - Mais uma vez Israel prepara-se para a guerra e os inimigos são os mesmos, ou seja, o Irão, a Síria, o Hamas e a Fatah. Turquia? Sei lá... deixo a política internacional para quem sabe e a indignação do ataque ao Mavi Marmara aos mais indignados. Só me resta teclar "Palestina vencerá".

6 - O mundial da África do Sul está prestes a começar e os residentes dos bairros de lata de Joanesburgo ameaçam com uma revolução. Agora percebo a alerta terrorista dos norte-americanos. Os terroristas devem ser os camarões do District 9.

No comments:

Post a Comment