Wednesday, July 11, 2012

Ecos dos Bairros da Capital

O chefe do Clero num acto de humor nacional, segundo Carlos Veiga, disse que ia-se encontrar com os auto-proclamados thugs. Pelo que eu sei, existe uma imitação barata do thug life nas ilhas. Nem mesmo as crianças e os jovens que dizem ser thug, sabem o real significado da palavra. Não o sabem porque não seguem este código. As mentes pseudo-brilhantes desta terra que defendem que os ratos (a operação policial/militar do Lívio chama-se ratoeira) devem ser extintos porque reencarnaram a filosofia thug indiana (o termo surge na índia para designar grupos de assassinos - assassinos de elite diga-se de passagem, tal como surgiram os ninjas no Japão medieval) devem saber, também, que a suástica hitleriana surgiu na Índia e era um símbolo da paz.

Tupac Shakur, descendente de uma família de activistas ligada ao Black Panther Party, foi quem levou o nome thugs à América, através da criação de um movimento social desvinculado das ONG's, cuja finalidade era diminuir a violência na periferia negra. Muitos rappers usam o termo para consciencializar os jovens negros desafiliados dos bairros periféricos da sua posição histórica de dominado e explorado. Digamos que começou como um movimento social e, hoje, em muitos países pelo mundo fora, é também um movimento político. Tem por trás a cultura dos rude boys jamaicanos apropriados por alguns activistas norte-americanos negros nos anos 70 contra os agentes da violência racial.

Essa filosofia confundiu muita gente e banalizou-se com o gangster rap. É uma questão de status e de condição social. Nos bairros da capital, os jovens imitadores da thugmania sentem-se agora mais poderosos. É só lá ir ver. A minha curiosidade reside-se em como será organizado esse encontro. Irá primeiro os polícias e militares desarmar o movimento? Haverá conferência de imprensa colectiva seguida de um almoço/jantar convívio? Contudo, devo dizer que adorei essa iniciativa. Filú, o antigo conselheiro, teve no passado encontros com grupos desses na linha Paiol/Castelão/Coqueiro.

(Na imagem: ilustração de Tupac Shakur por autor desconhecido)

No comments:

Post a Comment