Monday, January 9, 2012

Contradições do Clero

Um colega antropólogo falava ontem comigo sobre a reacção da oposição a respeito da chamada da Polícia Militar (PM) às ruas. Apetece perguntar: afinal de contas existe oposição neste país? Sai o furacão Jorge Santos e entra o Dom Corleone Veiga mas a oposição continua a afundar não obstante a esperança do Dono.

Em vez de ir no lema costumeiro da cosmética e afins, o líder dos ventoínhas deveria pôr em causa a presença dos militares usando a cabecinha. Se é verdade que a constituição permite tal coisa, visto que existem para defender a nação contra ameaças externas e internas, também, é verdade que não estão preparados para tal (falo da segurança interna), isto porque, falta-lhes formação específica.

Ponhamos a coisa desta forma: imaginem que, tal como já aconteceu com efectivos da PN, um PM mate alguém. Vai responder onde? No tribunal civil? Creio que não pode. Não pode porque ele é um militar e os militares não regem por normas jurídicas civis. Existe um tribunal militar em Cabo Verde? Não sei. Existe uma prisão militar em Cabo Verde? Não.

Se existe medo da população em relação aos PM's é porque elas sabem que estes saem sempre impunes. Será que o Clero sabe dos antigos PM's amigos do movimento thugétnico que desviaram AKM's para o Bairro da Achada Grande Frente?

Pôr a PM na rua é a segunda contradição governamental (imitando os pecados capitais lançados em tempos pelo Dono), uma vez que, depois do reverendo ser desmentido pelos dados da PN no que toca aos números estatísticos da criminalidade, lançam essa medida dando a percepção que afinal a criminalidade existe e é preocupante (não confundir criminalidade juvenil com thugs). Ah pois é...

No comments:

Post a Comment